segunda-feira, 19 de abril de 2010

Cibercultura

O tema envolve muito mais que um simples questionamento sobre o seu real significado. Para entendermos e compreendermos o que é Cibercultura, precisamos conhecer a relação entre sociedade, cultura e tecnologia. Onde as “práticas, atitudes, modos de pensamento e valores, estão condicionados pelo novo espaço de comunicação que surge da interconexão mundial de computadores; o ciberspaço” (Pierre Levy).

Ao fazer parte deste ciberespaço o usuário é apresentado há um novo mundo. Este mundo trará muitas facilidades para seu dia a dia. Onde ele não precisará sair de casa para comprar um livro ou mesmo fazer compras. Ele será capaz de conhecer muitos lugares. línguas e outras culturas sem nunca ter saído do país. Exemplos são as redes de relacionamentos Orkut, Facebook, Twitter e Badoo. Nestas redes o usuário poderá encontrar amigos que não vê há anos, empregos, negócios e até mesmo um companheiro para passar o resto de suas vidas desfrutando deste mundo de facilidades.

Segundo Lévy a cibercultura é “um instrumento de comunicação entre indivíduos, um lugar virtual no qual as comunidades ajudam seus membros a aprender o que querem saber.”

Estas facilidades estão ao alcance de todos, exceto daqueles que ainda não tem condições financeiras de comprar e utilizar estes serviços. Mas com a queda dos preços em poucos anos todos poderão utilizar desta tecnologia que une o mundo.

O importante de tudo isso é saber utilizar estas facilidades na construção de um mundo melhor. Onde poderemos fazer valer nossos direitos. A cibercultura está sendo praticada neste momento, na leitura deste comentário.

Um comentário:

  1. Oi Sivanilto,
    Interessante sua análise. Senti falta, no entanto, de uma abordagem mais direta sobre o segundo texto. Gostei do fato de você ter inserido links no seu texto, mas volto a ressaltar: tome cuidado com os links para a Wikipédia. Nem sempre ela é a melhor referência. Abs,

    ResponderExcluir