Vera Oliveira e Sivanilto Cruz
Veículos: Foram pesquisados os seguintes sites: G1 (www.g1.com.br) e da Folha de S. Paulo (www.folha.uol.com.br) – Jornais on line, pertencentes aos grupos Globo e Folha, respectivamente.
Questionário:
Links de detalhamento: “'Ele me chamou', diz pai de menino morto após deslizamentos” (G1), detalha o resgate do menino que morreu após ser resgatado do deslizamento de terra.
Link de acontecimento: “Acompanhe a situação dos transportes e serviços no Rio de Janeiro” mostra como anda o transito nas vias de acesso ao local da tragédia.
Acontecimento: diz respeito aos principais acontecimentos do fato noticiado;
Detalhamento: apresenta detalhes sobre o acontecimento; podem ser dados depoimentos ou explicações de especialistas;
Memória: oferece links que remetem ao arquivo de material já disponibilizado sobre o mesmo assunto ou assuntos correlatos.
Os dois sites usam na sua pagina principal links para varias editorias. Nos dois casos as paginas mais acessadas tem o link em maior destaque.
No site da globo.com, podemos observar uma sequencia de links após a chamada principal, citando os principais acontecimentos. Na folha on line, há um maior destaque para a tragédia do Rio de Janeiro, mas os links que vêem logo abaixo refere-se a outros temas.
A maior freqüência está em links é direcionada para dentro dos próprios sites. Normalmente são utilizados em imagens e vídeos.
No que se refere aos blogs a Globo explora com maior freqüência devido ao grande numero de especialistas que hospedam seus blogs de temas variados no site da empresa. O unico blog que relata o assunto é o blog ao vivo http://colunas.g1.com.br/aovivo/
Nas fotografias foram inserido links que direcionam para o conteúdo referente ao acontecimento ilustrado.
Sem dúvida alguma.
Mielniczuk mostra o quanto é importante e facilitador conhecer estes links. Estes links nos proporcionam uma maior liberdade na arrumação, direcionamento e arquivamento de conteúdos publicados. Mesmo que o espaço seja mínimo dentro de um site.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Sivanilto,
ResponderExcluirCuidado com a falta de acentuação no texto. No mais, bom trabalho. Abs,