sexta-feira, 14 de maio de 2010

Seminário de TV Digital e Interatividade




Foto: Sivanilto Cruz

Auditório do IESB lotado

O Seminário de TV Digital e Interatividade, organizado pelo IESB foi uma oportunidade de conhecermos o que tem de novo nas mídias digitais e também uma forma de buscarmos orientações de como deveremos nos reorganizar para aproveitar as novas formas de interatividade.
Foto: Sivanilto Cruz Newton Cannito
O secretário do audiovisual do Ministério da Cultura, Newton Cannito em sua palestra falou da necessidade de descobrirmos a função de cada mídia, inclusive as mídias físicas. Alertou também a sua preocupação com o termo Convergência Digital. Para ele “a convergência não é digital, tem que ser tudo. É digital para celular, mas também é boneco, fazer teatro, vender livro e isso é importantíssimo,” relata. veja o video

O professor, Luiz Fernando Soares do Ginga, em sua palestra apresentou modelos de vídeos interativos, onde o consumidor ao assistir um filme ou algo do gênero poderá por meio de um comando acionado por controle remoto buscar maiores informações sobre o conteúdo apresentado. “Este modelo de interatividade já existe em alguns filmes, mas com a chegada da TV Digital poderemos observar com maior freqüência”, acrescenta Soares.

Foto: Sivanilto Cruz

Luiz Fernando Soares

Questionado se o consumidor poderá escolher o que será apresentado de informações extras em filmes ou mesmo em programas de TV, Soares explica que “as emissoras é quem farão a escolha do que será apresentado em informações extras e dentro deste conteúdo, o cliente poderá escolher o que deseja ver”.

No final do debate os palestrantes foram unânimes em afirmar que: “As pessoas que trabalham com comunicação tem por obrigação estar sempre atualizadas, pois, só desta maneira poderão aproveitar este leque de oportunidades que está sendo aberto”.

Foto: Sivanilto Cruz

Palestrantes

OPINIÃO: O seminário realizado no Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB), foi importante para mostrar aos participantes o que vem sendo construído de novo no mundo tecnológico. Serviu para abrir os olhos dos profissionais de comunicação, quanto a urgência em se atualizar constantemente para poder tirar vantagens na construção de conteúdos feitos por produção audiovisual. O debate feito no final da palestra foi com certeza a melhor parte do seminário. No referido debate, profissionais que já atuam na área expuseram suas dúvidas com realação ao mercado de trabalho e também como ter acesso ao conteúdo apresentado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário